No ar
Santa Missa de Guadalupe
Terça, 29 de setembro de 2020
69 3421-5085
Geral

22/01/2020 ás 17h32

Redacao

Ji-Paraná / RO

SEMANA DO ACOLHIMENTO ATENDE MAIS DE 150 ESTRANGEIROS
Conforme a coordenadora de Assistência Social da Semas, Lidiane Tanazildo, os imigrantes em situação de rua foram encaminhados para abrigos.
SEMANA DO ACOLHIMENTO ATENDE MAIS DE 150 ESTRANGEIROS

A semana de acolhimento, promovida em Ji-Paraná por um comitê formado por diversas entidades públicas, religiosas, assistenciais e filantrópicas, atendeu 151 pessoas vindas da Venezuela e de Cuba e que estão vivendo na cidade provisoriamente.


Conforme a coordenadora de Assistência Social da Semas, Lidiane Tanazildo, os imigrantes em situação de rua foram encaminhados para abrigos e estão recebendo assistência emergencial, já os que precisavam solicitar refúgio foram encaminhados e orientados junto a Polícia Federal.


No local do atendimento eles também tiveram acesso a roupas, gêneros alimentícios, material escolar, utensílios domésticos, itens de necessidades básicas, inscrição no cadastro único do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e uma triagem foi realizada para orientações e direcionamento para retirada de documentos e terem acesso a políticas públicas, como acesso aos serviços de saúde, assistência social e educação.


Outra ação importante desenvolvida pelo Comitê é quanto ao oferecimento de cursos de língua portuguesa e de capacitação profissional, disponibilizados através do Ifro e Sebrae. Lidiane ressaltou que apesar de haver casos de pessoas precisando desta capacitação, foi também verificado 33 situações em que o imigrante possui qualificações e formação superior em diversas áreas.


“Dentre as pessoas atendidas, muitos possuem qualificações profissionais e formação superior como advogados, médicos, professores, contadores, biólogos, engenheiros, agrônomos, pedreiros, serralheiros, soldador, cozinheiras, marceneiros, cabeleireiras, dentre outras”, reforçou a coordenadora.


Lidiane explicou que o atendimento com a triagem continua, mas agora está sendo realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), onde foi disponibilizado servidores para atender as situações decorrentes do fluxo imigratório. A Semas fica localizada na avenida Marechal Rondon, próximo ao Feirão do Produtor, mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3416-4188.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados