No ar
Das Antigas
domingo, 25 de julho de 2021
69 3421-5085
Saúde

17/06/2021 ás 14h36

Redacao

Ji-Paraná / RO

RONDÔNIA PEDE SOCORRO POR FALTA DE SANGUE SAIBA BENEFÍCIOS DE DOADORES
“Boa parte dos pacientes que estão internados nos hospitais, são necessitados de A+, por isso o estoque é tão baixo, estamos em sinal vermelho para esse tipo”, alerta.
RONDÔNIA PEDE SOCORRO POR FALTA DE SANGUE SAIBA BENEFÍCIOS DE DOADORES

Com a pandemia muitos doadores acabaram por receio, não fazendo a doação regularmente, de acordo a representante da Fhemeron (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia), Maria Luiza Ferreira, a importância da doação de sangue e a necessidade da fundação manter o estoque sempre cheio, aumenta ainda mais nesse período de pandemia. 


Maria afirmou que o número de pessoas que precisam de sangue, cresceu consideravelmente em todo o Estado, isso porque, quem é internado com covid-19, na maioria dos casos necessita de uma transfusão sanguínea. Mas infelizmente, a procura por doação ainda é muito baixa. “Um dia que a gente acorda com um estoque bom, no outro o estoque tá baixo, parece algo inexplicável”, declarou a servidora.


Ela afirmou ainda, que, atualmente, o estoque mais baixo é do tipo sanguíneo A+, pois é o sangue mais difícil de encontrar. “Boa parte dos pacientes que estão internados nos hospitais, são necessitados de A+, por isso o estoque é tão baixo, estamos em sinal vermelho para esse tipo”, alerta.


Benefícios de ser doador;


Se você é servidor público, trabalhador privado, ou até mesmo desempregado, saiba que existem benefícios para você se tornar um doador e salvar vidas. A Lei Estadual nº 3.922/2016, diz que um servidor público civil e militar do poder executivo estadual, quiser fazer o ato de solidariedade, pelo período de um ano, doar até quatro vezes, poderá ter oito dias de folga para viajar e curtir com a família.


Uma lei municipal de Porto Velho também prevê benefícios para servidores que doarem sangue, quatro vezes, durante o mesmo período de 12 meses. A lei da folga de até quatro dias para esses trabalhadores.


Pessoas que fazem concursos públicos também podem ganhar com a doação de sangue. O candidato que doar até três vezes ao ano, terá isenção das taxas de inscrições dos exames. O Art. 473 da CLT também prevê um dia de folga para o trabalhador privado, a cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.


Quem pode doar; 


A doação de sangue pode ser feita por quaisquer pessoas, mas deve existem critérios a serem seguidos. Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características: Tenha entre 16 e 69 anos; Pese mais de 50 quilos;


Não esteja grávida; Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar em boas condições de saúde; Não seja Epilético; Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher); Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Atenção: Serão realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado: AIDS; Sífilis; Hepatite;


Doença de Chagas; HTLV I/II; Formas raras de Hemoglobina (anemias); Grupos Sangüíneos e Fator Rh. A Fhemeron fica localizada na Av. Jorge Teixeira, bairro Industrial, ao lado do Hospital de Base. O horário de funcionamento é das 7h15 às 18h, nos dias de semana, e não fecha para almoço. No sábado a doação pode ser feita das 7h15 até às 12h. O telefone para contato é o (69) 3216-2234.


FONTE: Secom/Rondoniaovivo

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados