No ar
Anunciando Jesus
Sexta, 01 de julho de 2022
Saúde

26/04/2022 ás 09h53

Redação I

Ji-Paraná / RO

CER conta com atendimento de hidroterapia
Hidroterapia auxilia no resgate de movimentos, acelera o processo de recuperação, proporciona melhora da qualidade de vida de pacientes
CER conta com atendimento de hidroterapia

Os pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER-III) contam com o atendimento de hidroginástica, atividade terapêutica usada para resgatar, aprimorar e potencializar os movimentos e acelerar a recuperação dos pacientes.

O atendimento de hidroginástica é oferecido de forma gratuita, pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Os atendimentos acontecem de segunda, terça e quinta-feira, no período da manhã, e nas segundas, quartas e sextas-feiras, pela tarde.

A responsável do CER-III, Marielle Pereira de Lima, explicou que, em média, são atendidos 150 pacientes por mês, que passam por duas sessões de hidroterapia por semana. Os pacientes podem ser atendidos em pequenos grupos, trios, em duplas ou até mesmo individualmente, levando em conta a condição de cada um.

A hidroterapia auxilia no resgate de movimentos, acelera o processo de recuperação, proporciona melhora da qualidade de vida de pacientes com sequelas de acidentes de trânsito, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.

A atividade também é realizada no atendimento a pacientes com transtorno do espectro autista (TEA), com intuito de trazer mais interação social e coordenação de movimentos. Ela é realizada dentro de uma piscina aquecida, onde são realizados exercícios de fortalecimento para cada tipo de necessidade.

“Com a hidroterapia, conseguimos potencializar a reabilitação desses pacientes. os atendimentos da hidroginástica são realizados com pacientes que já estão passando, ou já passaram, por alguma intervenção de reabilitação com profissionais do CER”, destacou Wesley Amorim, educador físico do CER-III.


Os pacientes atendidos na hidroterapia são encaminhados pelos profissionais do CER, sendo que, na grande maioria dos casos, o encaminhamento é realizado pela equipe de fisioterapia da unidade de reabilitação do município.

Para ser atendido no CER, os pacientes devem passar por uma consulta em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, na Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito) ou em outras unidades públicas que integram o SUS.

“Após iniciar o atendimento de reabilitação no CER, o profissional que faz acompanhamento, avaliando individualmente cada necessidade, encaminha o paciente para atendimento com os outros profissionais que compõem a equipe do CER III”, explicou a responsável técnica do CER.

A equipe multidisciplinar do CER-III é composta por assistentes sociais, enfermeira, educador físico, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionista, médica clínica, médico ortopedista, médico otorrinolaringologista e médico neurologista.

FONTE: CCS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados