No ar
Cristalina Fernandes
Sexta, 01 de julho de 2022
Geral

18/05/2022 ás 14h27

Redacao

Ji-Paraná / RO

Caminhada marca o Dia D do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Cerca de 300 pessoas partiram do Ministério Público à Praça da Bíblia no centro de Ji-Paraná
Caminhada marca o Dia D do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Caminhada da Campanha Faça Bonito, marcou o Dia D do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído no dia 18 de maio de 2000. Ela foi promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO).


Cerca de 300 pessoas participaram da caminhada que saiu da sede do MPRO, avenida 6 de maio, e terminou na Praça da Bíblia, na avenida Marechal Rondon, no centro da cidade. São 22 anos de mobilização na luta contra à violência de crianças e adolescentes e na proteção dos direitos humanos.


Uma série de atividades de mobilização foi realizada em escolas (estaduais e municipais), com crianças e adolescentes, e órgãos públicos. Foram realizadas palestras e rodas de conversas para mais de três mil pessoas.


O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, ressaltou que “hoje” é um dia de fazer bonito e que nenhuma criança deve passar por essa situação. “Nossas crianças merecem respeito e, por isso, estamos reunidos juntamente com os poderes Legislativo e Judiciário para protegê-las com leis e ações mais severas. Converse com seus filhos e escute o que eles falam”, alegou.


A secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, avaliou que as ações começam com a informação e instrução das crianças. “Temos que falar sobre esse assunto, conversar com nossos filhos e falar da importância de denunciar qualquer abuso, seja psicológico, físico ou sexual”.


O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Welinton Fonseca, parabenizou as equipes envolvidas e comentou sobre a importância de combater essa violência. “É preciso denunciar e proteger nossas crianças, passando confiança nos que elas falam. Vamos fazer ‘Bonito’ e combater essa violência”.


No primeiro quadrimestre de 2022, foram notificados 48 novos casos, sendo 30 deles de abusos de crianças e adolescentes em Ji-Paraná. Nos anos de 2020 e 2021, foram registrados 110 e 84 casos, respectivamente.


Em um ato simbólico, crianças colocaram flores produzidas artesanalmente, que fazem referência aos desenhos da primeira infância, nos canteiros em frente ao MP e na Praça da Bíblia para marcar o evento referente ao Maio Laranja. Denúncias de abuso a crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados