No ar
Virou Noticias
Segunda, 15 de agosto de 2022
Geral

12/07/2022 ás 08h23

Redação I

Ji-Paraná / RO

Romaria em memória ao martírio de Pe. Ezequiel Ramin será realizada em Rondolândia-MT
No dia 24 de julho de 1985, aos 32 anos, padre Ezequiel foi brutalmente assassinado a tiros no município de Rondolândia.
Romaria em memória ao martírio de Pe. Ezequiel Ramin será realizada em Rondolândia-MT

O evento ocorrerá no dia 24 de julho na Comunidade Pe. Ezequiel Ramin em Rondolândia-MT divisa com Rondônia, que pertence à Diocese de Ji-Paraná.


O início se dará às 9h, quando os/as romeiros/as caminhará até o local onde o padre foi assassinado por pistoleiros em razão de um conflito agrário em 1985. Posteriormente haverá a missa e a Feira de troca de sementes. 


Com o tema “Pe. Ezequiel Ramin: testemunho e profetismo na Amazônia” e lema “Gerando vida, resistência e esperança”, a Romaria chamará atenção da sociedade para o cuidado com à casa comum. Comunidades pertencente a Diocese de Ji-Paraná (RO) e grupos acompanhados do IPER de vários municípios estão se organizando para realizar as celebrações do tríduo e reflexões sobre a semente deixada pelo missionário, assim como, se preparam para participar da romaria. 


Durante o evento acontecerá a Feira de Trocas de Sementes que tem como tema “Sementes e Vida: Resistência e Esperança na Amazônia”, a comissão organizadora, neste sentido, pede para que todos/as romeiros/as levem sementes para participar do ato. 


O Bispo de Ji-Paraná, Dom Noberto Hans Christoph Foerste, convida as comunidades para fazerem as celebrações do tríduo e se organizarem para participar deste momento importante.


“É com muita alegria que todos nós, cristãos e grupos e movimentos que trabalham pelo cuidado da casa comum, da justiça, em favor dos pequenos trabalhadores rurais, das populações originárias, jovens que têm sonhos e lutam por um mundo mais justo e fraterno, somos convidados a participar desta Romaria, para reviver os sonhos deste jovem padre Ezequiel Ramin e mostrar ao mundo que mataram o seu corpo, mas que a causa pela qual ele deu a sua vida como mártir não acabou. Faz 37 anos que o mataram, mas ele está vivo no meio de nós, porque Cristo ressuscitou! ”. 


O coordenador do IPER, Francisco Costa (chicão) reforça o convite para a romaria e destaca a importância da feira de troca de sementes.


 “A Feira da troca de sementes durante a Romaria tem como simbolismo sermos semeadores do legado do Pe. Ezequiel. O Instituto durante seus 33 anos incentiva guardar, cultivar e multiplicar as sementes, por isso, convidamos a cada um/uma para levar as sementes e participar deste ato de homenagem e de afirmação do legado do pe. Ezequiel”. 


UM POUCA DA HISTÓRIA DO PE EZEQUIEL 


Padre Ezequiel Ramin nasceu em Pádua na Itália, em 9 de fevereiro de 1953, filho de Mario Ramin e Amabile Rubin. Em 1972 iniciou sua formação religiosa e missionária no Instituto dos Missionários Combonianos, da Ordem Religiosa de São Daniel Comboni. Depois de concluir seus estudos foi ordenado padre no ano de 1980, em Pádua, sua cidade natal.


Chegou no Brasil em 1984 e em meados desse mesmo ano começou a atuar como missionário na Paróquia Sagrada Família de Cacoal, Diocese de Ji-Paraná, que na época tinha como Bispo Dom Antônio Possamai. A Diocese de Ji-Paraná se estendia também ao norte do Estado de Mato Grosso e a paróquia de Cacoal atendia o município de Rondolândia.


No dia 24 de julho de 1985, aos 32 anos, padre Ezequiel foi brutalmente assassinado a tiros no município de Rondolândia. O crime foi praticado quando ele voltava de uma visita a um grupo de posseiros. Ele havia ido ao local para pedir que deixassem a terra, uma vez que a vida deles estava seriamente ameaçada.


É em razão de sua memória que tradicionalmente acontece todos os anos a Romaria de Pe. Ezequiel Ramin.


CONVITE PARA OS/AS ROMEIROS/AS 


Convite para Romaria em memória ao martírio do Pe. Ezequiel Ramin


O Instituto Pe. Ezequiel Ramin convida todos/as dos grupos acompanhados pelo IPER para participar da Romaria dos 37 anos do Martírio do Padre Ezequiel Ramin, em sua honra a realizar-se no dia 24 de julho, na comunidade Pe. Ezequiel Ramin, Rondolânia - MT. 


PROGRAMAÇÃO 


O quê: Romaria em memória ao martírio do Pe. Ezequiel Ramin


Data: 24 de julho 22


... Chegada


9H – Romaria – O trajeto: Saída da comunidade Pe. Ezequiel Ramin para o bosque e capela do Pe. Ezequiel. 


Almoço 


14h – Santa Missa, na sequência benção da semente


Feira de troca 


Retorno


Kit Romeiro: Traga seu chapéu, sua água, sua máscara de proteção contra o coronavírus e álcool 70%. 


Endereço e deslocamento: será na Comunidade Padre Ezequiel Ramin, Rondolândia-MT. Algumas comunidades estão organizando caravanas para se deslocarem para o local. 


Alimentação: a coordenação organizadora orienta que cada romeiro/a traga a sua alimentação.


Um padroeiro para o Sínodo da Amazônia: padre Ezequiel Ramin - Vatican News


lembrar o martírio de Pe. Ezequiel Ramin


TV Aparecida exibe documentário pelos 35 anos da morte do padre Ezequiel  Ramin - PortalR3 • Criando Opiniões


Pe. Ezequiel Ramin: testemunho de vida em doação - Pontifícias Obras  Missionárias

FONTE: Assessoria IPER

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2022 :: Todos os direitos reservados