09/11/2022 ás 08h30 - atualizada em 09/11/2022 ás 08h32
Redação I
Ji-Paraná / RO
Uma abordagem social foi realizada, na noite desta segunda-feira (7), pela Prefeitura de Ji-Paraná, por intermédio das secretarias municipais de Assistência Social e Família (Semasf) e Saúde (Semusa). Na ação, que contou com o apoio de membros da Igreja Metodista, foram entregues mais de 40 refeições, kits de higiene, além de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é responsável pelo atendimento social itinerante, que ocorre desde o início da pandemia da Covid-19. Segundo Coordenadora Creas, Inês Maria Anastácio Vicente, as ações visam atender moradores de ruas, profissionais do sexo e famílias em situações de risco social e econômico.
“A abordagem social ocorre todas as segundas-feiras, na parte da noite, e às quartas e sextas-feiras, ao meio dia. São entregues mais de 400 refeições por mês, juntamente, com kits de higiene pessoal. Neste ano de 2022, 32 moradores de ruas foram encaminhados para centros de reabilitação em Ji-Paraná”.
Em parceria com a Semusa, por meio do Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST), foram realizadas testagens rápidas, em 21 pessoas, para detecção de HIV, sífilis e as hepatites B e C.
“Com esse atendimento, nosso objetivo é ampliar a prevenção e também diagnosticar precocemente as ISTs, aumentando também o encaminhamento deste público ao tratamento adequado, que deve começar o quanto antes”, ressaltou Luciana Santana Martins, enfermeira responsável pelo SAE-IST.
Estas ações estão sendo desenvolvidas para populações consideradas chaves e prioritárias, dentro do projeto de fortalecimento da capacidade local do município, para a prevenção combinada e cuidado contínuo do HIV e outras ISTs.
“Nossa intenção é ofertar a acessibilidade, indo de encontro à essa população que, normalmente, não vem até o serviço de saúde. Então, nós vamos até eles, realizando a testagem e a prevenção das ISTs com as pessoas em vulnerabilidade”, afirmou Luciana Martins.
FONTE: CCS
Há 5 horas
Prefeitura alerta para abandono e maus-tratos de animaisHá 3 dias
PF faz operação que mira quadrilha presa com mais de uma Tonelada de drogasHá 3 dias
Marcelo Cruz é eleito presidente da Assembleia Legislativa, por unanimidadeHá 3 dias
Escola rural Tupi deve atender alunos da zona urbana de Ji-ParanáHá 3 dias
Lucio Mosquini é eleito para 4ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara Federal