13/12/2022 ás 16h06
Redacao
Ji-Paraná / RO
Um dos principais esportes do planeta, o futebol cada vez mais vem se tornado uma forma de manifestar apoio a causas sociais e conscientizar a sociedade sobre temas alarmantes. Exemplos disso aconteceram na Copa do Mundo, com a Alemanha tendo se posicionado a favor dos direitos da comunidade LGBTQIA+.
Quem seguirá para a grande final? E quem levantará a taça? Dê seus palpites com este simulador da Copa do Mundo do Qatar 2022.
Todavia, também tem se tornado comum os próprios atletas manifestarem apoio as causas em seus perfis, visando aproveitar seus respectivos engajamentos para elevar a pauta das ideias que defendem.
Foi exatamente isso que fez o jogador iraniano Amir Nasr-Azadani, de 26 anos. O atleta manifestou apoio aos motins em virtude da morte de Mahsa Amini, jovem de 22 anos, que foi morta por não utilizar o véu corretamente.
Após a manifestação, Nasr-Azadani foi considerado um traidor de sua própria pátria e condenado pela Iranwire a pena de morte, com execução em praça pública. Não obstante, a Fifpro (Federação Internacional de Jogadores Profissionais), junto da Anistia Internacional, vem tentando viabilizar a suspensão da execução do atleta, que segue aguardando um parecer oficial do governo iraniano.
Confira as manifestações oficiais da Fifpro e da Anistia Internacional
io de seu twitter oficial, a Fifpro se posicionou da seguinte forma: “ A Fifpro está chocada e indignada com relatos de que o jogador de futebol profissional Amir Nasr-Azadani enfrenta execução no Irã após fazer campanha pelos direitos das mulheres e liberdades fundamentais em seu país. Somos solidários com Amir e exigimos que sua sentença seja suspensa imediatamente".
Já a Anistia Internacional, por meio de sua porta-voz Diana Al-Tahavi, afirmou: "A organização pediu à comunidade internacional que use todos os meios necessários para pressionar o governo iraniano a interromper as execuções e a pena de morte".
Amir Nasr-Azadani fez sua carreira toda no Irã e atualmente joga com as cores do Iranjavan, clube com o qual tem contrato até junho deste ano.
Foto: FIFPRO
Fonte - IG
FONTE: IG/MSN
Há 3 horas
Prefeitura alerta para abandono e maus-tratos de animaisHá 3 dias
PF faz operação que mira quadrilha presa com mais de uma Tonelada de drogasHá 3 dias
Marcelo Cruz é eleito presidente da Assembleia Legislativa, por unanimidadeHá 3 dias
Escola rural Tupi deve atender alunos da zona urbana de Ji-ParanáHá 3 dias
Lucio Mosquini é eleito para 4ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara Federal