No ar
Amigos do Teodoro e Sampaio
domingo, 05 de fevereiro de 2023
Saúde

23/01/2023 ás 16h44 - atualizada em 23/01/2023 ás 16h59

Redacao

Ji-Paraná / RO

Imunização contra a Covid para menores de 5 anos acontece às quintas
Os atendimentos serão realizados nas UBSs L1 Maringá e Dom Bosco
Imunização contra a Covid para menores de 5 anos acontece às quintas

A partir desta próxima semana, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), passa a realizar a vacinação contra a Covid-19 em crianças, com idade acima de 6 meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), exclusivamente, às quintas-feiras, nas unidades básicas de saúde (UBSs) Dom Bosco (1º distrito) e L1 Maringá (2º distrito), das 8h às 11h e das 14h às 17h.


 


Anteriormente, o público de 6 meses a 3 anos incompletos era atendido nesses dias. Agora, as crianças entre 3 a 5 anos também receberão as vacinas contra a Covid-19, exclusivamente, às quintas. Segundo a diretora da Gerência de Vigilância em Saúde (GVS) da Semusa, Alinny Rezende Santos Ferreira, a mudança ocorreu devido à baixa procura desse público.


 


“Com a mudança, passando a atender crianças de 6 meses a menores de 5 anos, vamos centralizar os atendimentos nas UBSs Dom Bosco e L1 Maringá. Consequentemente, vamos evitar que doses sejam perdidas.


Essas são estratégias que estamos traçando, junto à Divisão de Imunização e o Departamento de Atenção Básica [DAB], para otimizar a vacinação”, explicou Alinny.


Para aumentar a demanda, a Semusa promove ações itinerantes de vacinação e disponibilizou agentes comunitários de saúde (ACSs) para que eles realizem uma busca ativa de crianças em idade vacinal.


Os ACSs orientam os pais ou responsáveis legais para que eles levem os menores às unidades.


“Contamos com o apoio dos ACSs, que estão realizando a busca ativa nos bairros que eles atendem, tentando conscientizar os pais para que levem os filhos às salas de vacina.


 


Também promovemos ações pontuais, em praças públicas e em outros locais, para ampliar a vacinação”, comentou Cristiane Della Libera, enfermeira responsável técnica da Divisão de Imunização.


 


FOTOS: Acervo CCS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2023 :: Todos os direitos reservados