01/06/2023 ás 19h56 - atualizada em 01/06/2023 ás 20h06
Redacao
Ji-Paraná / RO
A partir de agora, os Microempreendedores Individuais (MEIs) terão uma nova responsabilidade em suas atividades comerciais. A Receita Federal anunciou que a emissão de nota fiscal será obrigatória para os MEIs em todo o território nacional, e poderá ser realizada diretamente através do site oficial do órgão.
Essa medida tem como objetivo principal trazer mais transparência e formalização para as atividades dos MEIs, além de proporcionar maior segurança jurídica para as operações comerciais.
A 8 meses atrás a receita ja havia alertado que o MEI passaria a ser muito mais fiscalizado.
Atualmente, muitos MEIs não emitem nota fiscal devido à simplificação tributária do regime e ao baixo valor de faturamento. Por conta das dificuldades para comprovar as operações e identificar se as empresas estão cumprindo a legislação, houve um aumento da fiscalização.
A consequencia agora, é que o pix, as notas fiscais e todo tipo de transação financeira vai ser verificada pela Receita Federal.
Se você possui irregularidades, fatura mais do que o teto de 81 mil, não emite nota fiscal, manda dinheiro para conta pessoal ou usa para outras finalidades, a Receita poderá te autuar!
Veja como evitar isso:
E-Notas a solução para automatizar a emissão de notas fiscais!
Com a emissão da nota fiscal pelos MEIs sendo realizada diretamente pelo site da Receita Federal, por meio do Portal do Empreendedor não vai ter saídas para a sonegação.
Para piorar a situação, pode ser que a sua atividade não possa estar no MEI ou que emita a nota fiscal errada, e passe a pagar mais impostos do que deveria, então a situação vai ficar mais séria, e o empreendedor ou empreendora terá que cuidar da burocracia.
FONTE: Allan Fernandes Costa do Portal JusBrasil
Há 7 horas
Deputada Sílvia Cristina volta a criticar a retirada dos voos em RondôniaHá 9 horas
Deputado Nim Barroso recebe visita de cortesia do prefeito de Pimenta BuenoHá 1 dia
Programa Quintais Produtivos recebe elogios de Cláudia de Jesus por fortalecer as mulheres do campoHá 1 dia
Deputado Nim Barroso destina R$ 200 mil para Hospital de Mirante da SerraHá 2 dias
Policia Federal cumpre mandato contra professor acusado de imporunação sexual a estudantes